Cuidados especiais com pacientes oncológicos.
Cuidados especiais com pacientes oncológicos.
.
Cada pessoa reage de maneira diferente a quimio ou radioterapia, mas alguns efeitos colaterais são comuns, deixando os dentes, gengivas, tecidos bucais em geral, e glândulas salivares sensíveis.
.
Os mais comuns são a alteração no paladar, xerostomia, candidíase, mucosite oral e cárie!
.
Dependendo da região do câncer alguns sintomas podem ser temporários ou permanentes.
.
Apesar de parecerem básicas, as dicas a seguir, são de muita relevância e servem para a vida toda!
.
Especial atenção para hidratação! As glândulas salivares são muito afetadas, e não só baixam o fluxo salivar, como também muitas vezes param de produzir saliva, causando a xerostomia.
.
Então, beber água é indispensável; no mínimo dois litros de água por dia! Muitas vezes é necessário, um substituto salivar, para manter a boca hidratada, evitando feridas e o aumentos de candidíase, além de halitose.
.
Hidratar os lábios com um regenerador labial, hidratando-os profundamente, para evitar ou atenuar descamações ou feridas.
.
Um dos efeitos da quimio/rádioterapia, é a mucosite oral, para esses casos a laserterapia é indicado para o tratamento das lesões na boca.
.
Não usar enxaguante bucal com álcool, para evitar ainda mais a sensibilidade dos tecidos e redobrar os cuidados com a higiene bucal, para o não aparecimentos de cáries, problemas periodontais, infecções oportunistas, candidíase ou halitose.
.
Não fumar, usar cachimbo, cigarro, charuto, mascar fumo, para não causar maiores danos a mucosa oral para não piorar ainda mais a imunidade.
.
Todos esses cuidados visam atenuar os efeitos da doença na boca e dar mais qualidade de vida ao paciente.